sábado, 18 de dezembro de 2010

A INTERNET E AS LOTERIAS!


Não podemos esquecer que temos de acompanhar a evolução dos tempos e hoje já temos as LOTERIAS PELA INTERNET, da qual deixamos também um lembrete que devemos pensar em uma forma de regulamentar seu funcionamento.
O contrário do que pensam alguns, o jogo pela Internet, desde que regulamentado e fiscalizado, é transparente e idôneo. Os organismos que regulamentam o jogo nos diversos países têm optado pela legalização e regulamentação do jogo via Internet. Os principais motivos são:
  • A Internet não tem fronteira - se o jogo não existe ou não é autorizado em uma certa região ou país, o jogador irá procurar sites em outros locais em que possa jogar.
  • Nova fonte de receitas - os órgãos oficiais reguladores vêm encontrando na Internet uma nova fonte de receita, gerando recursos na forma de impostos ou contribuições para áreas sociais dependendo do tipo de jogo.
Proteção ao jogador - somente com a regulamentação e fiscalização será garantida a proteção do jogador de tal forma que ele tenha a quem reclamar e exigir seus direitos.
  • Portanto, com ou sem regulamentação, o jogo via Internet já está presente em nossas vidas.
Alguns fatos importantes sobre a Internet e o jogo:
  • Sete pessoas se conectam na Internet a cada segundo. Fonte: Cisco.
  • Uma de cada 4 pessoas que estão conectadas na Internet estão comprando alguma coisa. Fonte: Cisco.
  • A Internet gerou no ano de 2002 um total de US$ 17,6 bilhões, tendo como expectativa para o ano de 2003 um total aproximado de US$ 24,0 bilhôes. Fonte: Wall Street Poust.
  • Em 2005 o total de apostas em jogos on-line pela Internet será de US$ 100 a US$ 200 bilhões, apenas nos EUA. Fonte: Baker Report.
  • No ano de 1999 um total de 14,5 milhões de pessoas apostou em um dos muitos sites de jogos on-line pela Internet. Juntos ganharam um total de US$ um bilhão em prêmios, valor que deve passar a US$ três bilhões em 2002. Fonte: RTG.
O sucesso desta atividade requer a criação de uma operação de alta tecnologia, grandes investimentos e que seja capaz de fornecer uma gama excitante de jogos.

Alguns itens importantes a serem observados nesta operação:
  • Segurança: o sistema utilizado necessariamente deverá garantir e proteger contra possíveis ataques ou operações fraudulentas, segurança pessoal do jogador, etc. O sistema deverá utilizar criptografia robusta (128-bit) na comunicação, autenticação, armazenagem de dados e acesso aos servidores. O sistema poderá ter diferentes níveis de segurança em suas diversas áreas, mas sempre garantindo sua integridade.
  • Idade do jogador: o jogo é proibido a menores de 18 anos. Deve haver uma forma interativa para identificação do jogador, onde o próprio jogador preenche um termo de responsabilidade afirmando a sua idade. Este termo deve conter informações passíveis de aferição a qualquer momento. O INAEL sugere o cartão afinidade INAEL em parceria com a Caixa Econômica Federal.
  • Jogos: todos os tipos de jogos podem ser utilizados, bingo (individual ou coletivo), jogos de prognósticos, jogos de aptidão, jogos tradicionais de cassinos ou até mesmo jogo com apelo mais jovem, como vídeo game. A legislação irá determinar os requisitos mínimos dos jogos.
  • Pagamentos: há de se trabalhar com as várias maneiras de se processar os pagamentos, tanto dos valores apostados como dos prêmios ganhos. Atualmente os métodos mais utilizados são: transferências, boletos bancário, transferências eletrônicas, cartões de crédito (normal ou virtual) e depósitos em conta-corrente. Caso a operação tenha alcance internacional, o sistema deverá aceitar mais de uma moeda. O INAEL sugere o CONTROL CARD® E O COW ( cash on web), neste caso a idade do jogador passa ser responsabilidade do local onde se encontra o equipamento ou dos pais do mesmo, quando este for menor de idade.
  • Suporte técnico: o provedor do sistema deverá garantir total suporte, incluindo: sistema comercial, atendimento clientes via "hot-line" e "e-mail", departamento de informação de contas (dos jogadores), ferramentas para operadores (manutenção e configuração) com detalhamento de acesso as ações de cada funcionário.
  • Redundância: o sistema deverá ter no mínimo um outro sistema espelho (backup), localizado em local diferente ao do sistema principal, e atuando de forma tal que ocorrendo qualquer falha no sistema principal não ocasionará a interrupção dos serviços.
Os tópicos descritos acima tentam dar uma visão macro de uma operação de jogos via Internet.


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